Alunas criam blog sobre intercâmbio em Harvard

Publicado em 03/02/15

Caroline Cirenza e Sylvia Rodrigues, ambas formadas em 2009 no Band, estudam Medicina na USP e participarão de pesquisas em Harvard este ano. Durante este período, elas compartilharão suas emoções, impressões, experiências, conquistas e dificuldades por meio do blog “Do Band a Harvard”.

blog_bandharvard

Sylvia e Caroline

Ao longo da formação no Band, Caroline e Sylvia sempre se destacaram academicamente, participando de diversos cursos extracurriculares como o SEP (Special English Program), o Aprofundamento em Medicina, o voluntariado no Hospital das Clínicas e até no time de Handebol do Band.

As estudantes da Faculdade de Medicina da USP realizarão pesquisas na Universidade de Harvard, nos EUA. Sylvia realizará uma pesquisa de aprofundamento envolvendo o tema de gases inaláveis e nanopartículas. Nesta área, são estudados a deposição das partículas inaladas no trato respiratório e também os mecanismos de defesa envolvidos nos processos de limpeza no pulmão. Já Caroline, também fará pesquisas na área de nanopartículas, entretanto na área de caracterização toxicológica in vitro e em vivo, ou seja, em células e em animais.

O Band está apoiando essa importante jornada acadêmica das estudantes em Harvard. Helena de Salles Aguiar, Gerente de Planejamento Estratégico do Band, destacou a importância do Colégio em incentivar atitudes empreendedoras como essa. “Divulgar este projeto é algo muito interessante para que outros alunos persigam seus sonhos”, comentou Helena.

Em relação às expectativas sobre o ano que passarão em Harvard, ambas estão extremamente animadas e ressaltam que a oportunidade terá alta importância em suas carreiras. “Poderei tomar novos parâmetros como referência, por exemplo, para comparar a prática e a pesquisa médica nos EUA com a maneira com que isto é feito no Brasil”, explicou Sylvia.

No blog “Do Band a Harvard”, elas pretendem compartilhar o dia a dia vivendo em uma cidade do exterior como se fosse um “diário de bordo”. “Queremos inspirar os alunos a acreditarem nos seus sonhos e sempre sonhar alto; quando eu entrei no Band achava que seria difícil cursar medicina na USP, mas nunca imaginei estar cursando um ano em Harvard – e agora ambos estão acontecendo”, contou Caroline.

As alunas frisam que somente foi possível alcançar esta oportunidade graças a formação no Bandeirantes. Segundo elas, o Band forma o “aluno completo”. “O Band também foi quem me ofereceu uma bagagem excelente no que se refere às matérias e experiências práticas, como os laboratórios, que fizeram a diferença muito grande dentro da faculdade”, comentou Sylvia.

Confira a primeira publicação feita pelas alunas clicando aqui.

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Do Band a Harvard

Casa

Publicado em 20/12/17

Despedidas

Publicado em 08/12/17

Cápsula do tempo

Publicado em 01/12/17