Aluna promove curso de cultura chinesa

Cristina Liu, da 3.a série, promoveu um minicurso de cultura chinesa para alunos interessados do Ensino Médio. Foram 3 módulos, promovidos em diferentes encontros, que incluíram história, linguagem e culinária.

IMG_1004

A ideia surgiu a partir de um amigo, que sugeriu que ela desse aulas de mandarim para os alunos. “Como mandarim é muito complicado para ministrar e organizar, eu pensei em focar em cultura”, explicou a aluna. A Coordenadora de Espanhol, Rosemeire Silva, orientou a estudante no processo de criação do curso e a aconselhou com base na sua experiência em sala de aula no Colégio.

IMG_0962

Os temas a serem abordados foram escolhidos com base tanto na sugestão de colegas brasileiros quanto nos assuntos julgados importantes por Cristina e outros coordenadores do curso. O primeiro encontro foi focado na história chinesa e seus protagonistas.

IMG_1414

Já o segundo abordou o povo, língua-origem dos chineses e a escrita e caligrafia. Por fim, o terceiro encontro teve como assunto a China atual, culinária chinesa, gírias de internet, redes sociais, música e teatro.

IMG_1022

Sobre a experiência de ter ministrado as aulas, Cristina contou: “Confesso que estava muito nervosa no começo mas logo superei isso. Adorei a experiência de ensinar algo que faz parte do meu dia a dia e da minha formação pessoal para meus amigos. O processo todo foi muito agradável e senti que estava fazendo algo importante”.

IMG_1024

“O resultado foi muito melhor do que eu esperava. Os participantes se mostraram muito engajados nas discussões e atividades em todos os encontros que nós tivemos. Dava para perceber que todos estavam muito animados com o curso e queriam realmente conhecer a cultura chinesa”, finalizou a aluna.